SUPREMO CONSELHOR DO GRAU 4 A 33 PARA O R∴E∴A∴A∴ NO BRASIL

Supremo Conselho do Grau 4 a 33º

PARA O R∴E∴A∴A∴ NO BRASIL

PALAVRA DO SOBERANO GRANDE COMENDADOR

A saúde de uma organização deve ser avaliada, sobretudo, pela sucessão de administrações dentro do seu próprio critério. A instituição muda e cresce naturalmente, sem precisar parar ou interromper. Assim tem sido as grandes democracias, que ultrapassam as mais graves tormentas sem que essas tragam exceções à norma estabelecida e aceita por seus cidadãos. Assim tem sido o nosso Supremo Conselho, evoluindo ao longo do curso natural da vida, tanto humana quanto institucionalmente. 


A transição de administração deve ser um ato formal, digno, elevado e consciente. Pequenas modificações, ajustes necessários à época em que vivemos e à interação com a sociedade fraternal em que nosso Supremo Conselho está inserido. Trata-se apenas de um avanço – imprescindível, mas não radical. Um momento festivo, porém discreto. Um amanhã que presta homenagem, considera e dignifica o ontem.

Afinal, há um extenso passado a preservar, especialmente em uma nação onde pouquíssimas instituições podem orgulhar-se de se aproximar dos 190 anos de existência.


Neste Mundo Novo Admirável, encurtado pelas comunicações, o Supremo Conselho possui à sua disposição um considerável arsenal administrativo que será utilizado para agilizar seus procedimentos. Da mesma maneira, as comunicações ampliaram as possibilidades de pesquisa e aprimoramento na ritualística do Rito Escocês Antigo e Aceito. Em breve, incorporaremos o resultado dessas pesquisas aos nossos rituais, realizando assim um antigo anseio.


Em conclusão, não estamos dando adeus ao passado, mas integrando ao legado que ele estabeleceu toda a potencialidade do contemporâneo, sem criar rupturas, sem violar nossa tradição e mantendo a fidelidade à regularidade do Rito e ao reconhecimento de todos os Supremos Conselhos regulares ao redor do mundo.


Esse é o nosso desafio e nossa responsabilidade.

A todos vocês, meus irmãos, o meu respeito e a minha dedicação.

Ricardo Pina
Sob∴ Gr∴ Comendador


DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS
O Rito Escocês Antigo e Aceito, regido pelas Grandes Constituições de 1786 e pelos Regulamentos Gerais de 1762, é uma Instituição Maçônica Universal, dividida em Jurisdições Territoriais, Independentes e Soberanas, cada uma governada por um Alto Corpo Denominado SUPREMO CONSELHO.
O Rito Escocês Antigo e Aceito compõe-se de 33 (trinta e três) graus que, em suas várias séries, desenvolvem sucessivamente as doutrinas e filosofias da Maçonaria, constituindo-se, assim, em uma escola de moral, cujo programa é:
I.   Cultuar a Deus e cultivar a Espiritualidade
II.  Viver segundo os ditames da honra
III. Amar o próximo
IV. Obedecer às leis do País
V.  Praticar a Justiça
VI. Combater a ignorância em todas as suas formas
VII.Trabalhar, incessantemente, pela felicidade humana.

Templates de textos sobre nós Templates de textos sobre nós Templates de textos sobre nós Templates de textos sobre nós Templates de textos sobre nós Templates de textos...